segunda-feira, 27 de setembro de 2010

C. C. 25 de Julho e a Cultura.

 Museu de Hábitos e Costumes

O C. C. 25 de Julho é um ícone cultural na cidade de Blumenau e não poderíamos nos omitir de deixar o registro em nosso o Blog sobre a inauguração do Museu Hábitos e Costumes
O Museu foi idealizado pela Fundação Cultural de Blumenau, com apoio de Wandér Weege e Laurita Karten Weege e terá organizado em seu espaço mais de 5 mil objetos guardados em malas da Sra Ellen J. Weege Vollmer. Trineta de imigrantes pomeranos vindos ao Brasil em 1868, Ellen J. Weege Vollmer viveu seus primeiros anos com a avó paterna em Pomerode, após o falecimento de sua mãe, quando ela tinha apenas um ano e meio. Na idade pré-escolar, veio para Blumenau estudar na Escola Alemã e, assim, foi adotada pela irmã de seu pai biológico, Cecília Weege Lieschke.
O acervo do museu é composto por indumentárias, brinquedos e objetos de uso da região, dentro do recorte de tempo - Final do século XIX até os anos 70 do século XX
O museu está localizado no antigo casarão do Comércio de Gustav Salinger, próximo a Rua das Palmeiras.
 Este prédio foi edificado em 1898 e foi residência e casa de comércio de importação e exportação do comerciante e cônsul alemão Gustav Salinger.
Na década de 30, foi sede do Banco Nacional do Comércio. Entre os anos de 1945 e 1993 sediou a Distribuidora Catarinense de Tecidos S/A – Dicatesa. Entre 1997 a 2003, abrigou a cristaleria, - Casarão dos Cristais. Permaneceu fechado por alguns anos sendo que em 2007, após ser adquirido pela Prefeitura de Blumenau, foi transferido para a Fundação Cultural de Blumenau, que abre as portas do Museu Hábitos e Costumes, a partir de sua inauguração, hoje, às 18:00h, com a presença de pessoas convidadas. Estaremos lá prestigiando!... E será aberto à visitação pública, na próxima terça feira, dia 18, às 9:00h.

"São peças de roupa masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos e objetos de uso doméstico. Segundo a diretora, são peças que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com o universo de hábitos e costumes ali referenciados em seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais." Sueli Maria Vanzuita Petry, diretora do Patrimônio Histórico-Museológico.

Museu de Hábitos e Costumes

Rua XV de Novembro, 25 – Centro
Horários: entre terça e sexta-feira (9h às 17h)
Sábados e domingos e feriados 10h às 16h)

 Parabéns pela iniciativa!

Uma cidade sem referenciais históricos e culturais é uma cidade sem identidade!
Por isto, entre outras coisas, somos motivados a freqüentar, participar e interagir no espaço do C. C.  25 de Julho através das atividades culturais desenvolvidas e praticadas no Clube.

Faltam 10 dia para iniciar a Oktoberfest!!
Dia 07 de outubro, desfile na rua XV de Novembro. O C. C. 25 de Julho estará participando deste momento, como fez em todas as edições .


Postado por Angelina Wittmann











Nenhum comentário: