A Ferrovia na região - A Estrada de Ferro Santa Catarina, foi a única ferrovia construída, no início do século XX, com capital alemão, tecnologia alemã, no Brasil.
Fazemos a pergunta...
O que levou as lideranças de Blumenau colônia construírem a ferrovia? Por que contruíram uma ferrovia com tecnologia ferroviária alemã, visto que todas as ferrovias nacionais eram construídas com tecnologia inglesa?
Um ponto para refletir...
Pode-se afirmar que o plano de implantar a ferrovia na colônia de Blumenau, na época, com a extensão territorial do atual Vale do itajaí, chegou com os primeiros imigrante alemães - metade do século XIX. Estes imigrantes já haviam tido contato, em suas cidades de origem, com a revolução industrial.
Foi adotada a tecnologia ferroviária alemã porque estes primeiros imigrantes alemães, durante as primeiras décadas, em Blumenau, mantinham estreitas ligações comerciais, laços afetivos e culturais com a Alemanha, independentemente da hegemonia da tecnologia ferroviária inglesa presente no mundo e no Brasil. Este fato fica claro, quando observamos a escolha do local de assentamento da sede da Colônia Blumenau, à chegada dos primeiros 17 imigrantes em 1850. Os primeiros lotes coloniais, foram marcados nas proximidades da foz do ribeirão Garcia.
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O local de implantação da sede da colônia Blumenau, onde se demarcava o final de navegabilidade do rio Itajaí-Açu, foi propositalmente escolhido, já contando com o complemento de um modo de transporte deste ponto para o interior e deste, para o porto marítimo. Isto porque o estrangulamento do rio Itajaí Açu, acima do local da sede de colônia, impedia a navegação a montante.
O objetivo das primeiras lideranças locais, desde a sua chegada à região, sempre foi o de efetivar a ligação de Colônia Blumenau com o planalto serrano e com a Argentina, por meio da abertura de caminhos.
Os caminhos em rede na região e a ferrovia escoariam a produção das propriedades rurais formadas pelas nucleações urbanas primárias que deram origem às muitas cidades atuais da região.
Algumas décadas após a chegada dos primeiros imigrantes alemães, os núcleos urbanos isolados na região, representavam a fonte primária da matéria-prima que alimentava a emergente indústria familiar local, na virada do século XIX para o século XX. Era industrializado o excedente agrícola.
Esta configuração social incentivou as lideranças locais a buscarem alternativas concretas, para, enfim, se concretizar o plano dos pioneiros - a construção da ferrovia.
Esta, teve seu primeiro trecho inaugurado em maio de 1909 e totalmente erradicada e desativada em março de 1971.
Idealizadores e construtores da EFSC Clicar para aumentar |
Fotografias: Arquivo H. José Ferreira da Silva.
Durante este tempo, só restou a história, sob o domínio de poucos que mantiveram uma memória material privada, e muito, no inconsciente coletivo, até que a mobilização de um grupo, fez com que pudéssemos ouvir novamente o apito do trem em um trecho desta ferrovia, na localidade de Apiúna.
Em 14 de março de 2010, às 10h15, a locomotiva nº 232 voltou a apitar, ao percorrer 3,2 quilômetros do trecho ferroviário localizado na serra de Subida.
Em torno de 80 passageiros estiveram na primeira viagem desta que foi batizada rebatizada de a “Ferrovia das Bromélias”, cujo projeto original prevê 28 quilômetros até Rio do Sul.
Deixamos com vocês o registro deste momento histórico, fruto da luta e persistência dos primeiros imigrantes alemães na região, na época de sua primeira inauguração e, agora, resultado de um abnegado trabalho de voluntários, amantes da história ferroviária.
Vídeo da primeira viagem, em março de 2010 - EFSC.
Postado por Angelina Wittmann
2 comentários:
Adorei que colocasse um pouco sobre a ferrovia aqui também. Conhecer um pouquinho mais sobre a nossa região e sua história nunca é de mais, e a ferrovia com certeza contribuiu muito com nosso desenvolvimento e crescimento.
abraços
Luh
Agradecemos a visita Lúh!
Sempre é muito bom recebermos "ecos", sobre as postagens. As pessoas são um pouco tímidas. Devemos perceber tudo que comentado como uma boa contribuição. Os pontos de vistas variam e estão de acordo com o ponto focal de cada uma percepção.
Agradecemos, mais um vez, e ficamos satisfeitos que tenhas apreciado o post.
Abraços dos amigos do C.C. 25 de Julho
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