Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dia do Radioamador - Por Alda Niemeyer

Dia 5 de novembro

Recebemos este texto de nossa mais ilustre e querida radioamadora a sócia do C.C. 25 de Julho, Sra Alda Niemeyer, que gentilmente, atendendo aos nossos pedidos, têm enviados informações de grande valor para todos.
Hoje, a Sra. Alda  disserta sobre o radioamadorismo e o C.C. 25 de Julho.



A data de 5 de novembro é o Dia do Radioamador. Até o ano 1978 era comemorado o dia 22 de Outubro, em virtude de que nesta data em 1934 era realizada a sessão da Assembléia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, fundindo as duas entidades em uma só: a Liga Brasileira de Radioemissão. (LABRE)Depois de um meticuloso trabalho de pesquisa, e analisado a fundo, foi aprovado pelo Conselho da LABRE em 1978, por unanimidade o dia 5 de novembro como Dia do Radioamador, em razão de que neste dia, em 1924, o Diário Oficial da União ter publicado o Decreto Nr. 17.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, tirando eles assim da candestinidade.
Os Radioamadores brasileiros tem como Patrono o Padre Roberto Landell de Moura, padre jesuíta de Porto Alegre. Este Padre cientista é o primeiro radioamador do mundo, pois transmitiu a palavra humana, música e o tic-tac de um relógia via éter da Avenida Paulista até o Alto de Santana, -- três anos antes que Marconi transmitiu os sinais de telegrafia.
Os Radioamadores tem a própria legislação. Torna-se radioamador quem passa por exames, estabelecidos pelo Ministério de Telecomunicação,(ANATEL). É preciso ter conhecimentos específicos para ser radioamador. Estes conhecimentos básicos são exigidos de radioamadores do mundo inteiro.
O serviço de radioamador é muito mais do que um hobby, é uma ocupação séria. E, o conceito deste serviço voluntário, prestado sem remuneração a quem precisa e usa, sofreu uma grande reforma, depois do atentado as Torres Gêmeas em Manhatten, dia 11 de Setembro, 2001. Toda a comunicação entre os grupos de salvamento e ajuda foi feita por radioamadores. Notou-se o valor deste serviço, que daí por diante foi reconhecido no mundo inteiro.
Blumenau já teve a oportunidade de ver e sentir a importância dos radioamadores, durante as grandes enchentes 1983-1984 e, na catástrofe em 2008. A Defesa Civil e os Radioamadores de Blumenau serviram de modelo para o país inteiro, quando se formou a RENER, Rede Nacional de Emergência de Radioamadores.
O Clube de Radioamadores de Blumenau tem sua “Sala de Radio” e, seus encontros semanais às 5a-feira à noite, nas dependências do C.C.de 25 de Julho. Estão sempre prontos para servir a comunidade ou pessoas que precisam e pedem os serviços de comunicação.
É trabalho de voluntários que foi chamado por um senador como: - “serviço mais eficiente e mais barato do Brasil!”
Inauguração da Sala dos Radioamadores no C.C. 25 de Julho
A Sra. Renata Rossmark recebe simbolicamente a chave
da Sra Alda Niemeyer

Assinatura do livro de presenças - Sr. Rolf Haas (jaqueta clara)
 Vice Presidente do C.C. 25 de Julho

Jovem radioamadora Gabi recebendo premiação nacional
ao lado da radioamadores - Sra. Alda Niemeyer

Reunião na Defesa Civil com o Major Aldo Babtista Neto
Início de Fevereiro de 2011

Agradecemos a Sra Alda Niemeyer, pelo pronto atendimentimento ao nosso pedido, pelo envio desde material. Boas iniciativas devem ser irradiadas juntamente com o vento, para se multiplicar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário