O Conselho C. do Patrimônio Cultural concedeu hoje, dia 4 de maio, o primeiro tombamento definitivo de paisagem cultural brasileira a 13 imóveis em seis cidades de Santa Catarina, entre elas - Blumenau, que formam os roteiros de colonização percorridos por alemães, italianos, poloneses e ucranianos na Região Sul a partir do século XIX.
Blumenau |
Com a decisão, além da cidade de Blumenau estão as cidades de Guabiruba, Nova Veneza, Pomerode, São Bento do Sul e Timbó. São as primeiras cidades, no Brasil, a terem tombamento de paisagem cultural, aquela que reconhece a importância histórica e memorial de paisagens singulares que se formaram com a interação do homem e o lugar. Foram tombadas residências de primeiros imigrantes, escola e maternidade.
Comentando: Ação é uma iniciativa importante para a preservação do patrimônio histórico arquitetônico local que nos últimos tempo vem sendo dilapidados sem qualquer reflexão. Sugerimos que os proprietários tenham algum auxílio técnico e financeiro, das administrações públicas: local, estadual e federal, para a preservação do patrimônio, que deixa de ter um perfil puramente privado e também passa a ser de responsabilidade da comunidade, como um todo, até mesmo no sentido de fiscalização e ações no que tange a sua preservação.
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural que permanece reunido em Brasília é a instância que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro e é coordenado pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Formam o colegiado 22 conselheiros especialistas de diversas áreas como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural Primeira à direita - O Arquiteto e Professor da UFSC - Sr.Dalmo Vieira Idealizador do Museu do Mar - São Francisco do Sul |
Nenhum comentário:
Postar um comentário