Deustche Welle
Dicionário alemão Duden está em sua 25ª edição |
Konrad Duden criou dicionário após a unificação do país, em 1871. Padronização da escrita foi fundamental para o país.
Conhecido por sua inteligência, bom humor e pelos seus trocadilhos, o filólogo foi o responsável pelo primeiro dicionário de língua alemã após a unificação de 1871, adotado oficialmente em 1903. Após 25 edições e mais de cem anos de história, "Duden" virou um carinhoso sinônimo para dicionário.
A padronização ortográfica marcou alguns momentos importantes da história da Alemanha. Ela foi fundamental, por exemplo, na propaganda nazista nos anos 30 e 40. Com a divisão do país após a Segunda Guerra Mundial, o Duden ganhou pela primeira vez duas versões: a editada em Leipzig, no Leste alemão, chamada de Duden Oriental, e a de Mannheim, Duden Ocidental. Com a reunificação das duas Alemanhas, também aconteceu a reunificação dos Duden em 1991. Mais robusta que as anteriores, a 20º edição reunia os vocabulários das duas partes do país.
Filólogo Konrad Duden queria unificar a ortografia alemã |
O Duden atual (25ª edição, de 2009) tem mais de 1,2 mil páginas e 135 mil verbetes – todos realmente estabelecidos na língua alemã, e não apenas gírias ou termos efêmeros.
Miscelânea ortográfica
Nascido no dia 3 de janeiro de 1829 em Wesel, no oeste da Alemanha, Konrad Duden passou por diversas cidades alemãs durante sua formação educacional e profissional. Estudou em Bonn, foi professor em Frankfurt e Gênova, trabalhou em uma escola em Soest e, aos 40 anos de idade, assumiu o posto de diretor de uma escola de ensino médio na cidade de Schleiz, na Turíngia. Naquela época, praticamente cada um dos mais de 30 estados alemães, cada editora e cada instituição pública tinham regras ortográficas próprias.
Logo após a formação do 2º Império Alemão, em 1871, a ortografia da Alemanha recém-unificada era uma verdadeira colcha de retalhos. Inconformado com a miscelânea, Duden resolveu fazer uma compilação de regras sob o título A Ortografia Alemã: tratados, regras e glossário com informações etimológicas. Naquele momento, porém, seu conjunto de regras recebeu pouca atenção.
Em 1876, ele aceitou a proposta para ser o diretor de uma escola de ensino médio em Hersfeld, na antiga Prússia, para onde se mudou com a esposa e os seis filhos. Duden passou então a ter contato direto com importantes autoridades da área educacional do império germânico, às quais ele apresentou suas propostas.
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Até 1903, cada estado estabelecia as próprias regras
Até 1903, cada estado estabelecia as próprias regras |
Naquele mesmo ano, ele foi convidado para participar como especialista na 1º Conferência Ortográfica, em Berlim. Lá, ele defendeu uma linha liberal: "Escreva como você fala". A ideia, no entanto, era exatamente oposta ao princípio histórico predominante, que se orientava pela escrita clássica – considerada aristocrática por Duden. Por conta das inúmeras controvérsias, a conferência acabou fracassando.
Em vez de reclamar, Duden decidiu insistir por outro caminho: em 1880, ele concluiu o Completo dicionário ortográfico da língua alemã. O livro trazia um conjunto de mais de 27 mil verbetes, observando tanto as regras ortográficas na Prússia como as da Baviera. O dicionário foi apresentado na 2ª Conferência Ortográfica em 1901.
Dois anos mais tarde, seria reconhecido como ortografia oficial alemã. Em 1929, seria publicada a décima edição, ou seja, O grande Duden. Apenas com a reforma de 1998 as regras na escrita do país sofreram modificações.
Foram acalorados os debates que levaram à reforma das regras organizadas por Duden. As modificações que passaram a valer até hoje não agradam a todos. Elas foram revistas em 2006, após recomendação do Conselho de Ortografia, órgão que observa o desenvolvimento da língua escrita.
Quando Konrad Duden faleceu, aos 82 anos em 1º de agosto de 1911, ele havia quase finalizado a nona edição de seu dicionário, que seria publicado quatro anos depois.
MS/afp/dpa
Revisão: Roselaine Wandscheer
Nenhum comentário:
Postar um comentário