Membros da Comissão Pró Ferrovias CPF – Vale do Itajaí, estiveram reunidos, neste dia 25 de outubro, às 16:00h. com a Superintendência Regional do DNIT SC, em Florianópolis, para esclarecimentos sobre a situação do Projeto da Ferrovia da Integração. No DNIT SC, a comissão foi recebida pelo Eng. João José dos Santos – Superintendente regional em Santa Catarina. Também esteve presente, o Deputado Estadual Dirceu Dresch que foi o articulador do encontro entre comissão e o DNIT.
Os membros da CPF, presentes na reunião, foram: Sr. Eldon Jung (Coordenador CPF), Sr. Leomir Minozzo (Vice Coordenador CPF), Sr. Vanderlei de Oliveira (Vereador PT Blumenau), Sra. Angelina Wittmann (Arquiteta-CREA SC), Olga Zanella (Diretora Executiva ACII- Itajaí) e Jeane de Amorim Busana Biandri (Diretora da ACII-Itajaí).
Os membros da CPF, presentes na reunião, foram: Sr. Eldon Jung (Coordenador CPF), Sr. Leomir Minozzo (Vice Coordenador CPF), Sr. Vanderlei de Oliveira (Vereador PT Blumenau), Sra. Angelina Wittmann (Arquiteta-CREA SC), Olga Zanella (Diretora Executiva ACII- Itajaí) e Jeane de Amorim Busana Biandri (Diretora da ACII-Itajaí).
O Eng. João - Superintendente do DNIT SC falou sobre a Ferrovia da Integração, que completa, poderá fazer a ligação entre Itajaí e Antofagasta, no Chile. Os projetos fazem parte do Programa lançado no governo Lula, em 2004. Esclareceu que atualmente, Santa Catarina não tem, efetivamente, uma ferrovia, a não ser, pequenos trechos ferroviários. O DNIT está licitando o projeto de contorno de Jaraguá do Sul para materializar o projeto. A bitola adotada é somente para o uso para transporte de cargas. A CPF, na fala do Sr. Jung, comenta sobre a hipótese de se fazer, também para transporte de passageiros. O Eng. João - DNIT SC esclarece que este assunto deve ser debatido no Ministério das Cidades, em Brasília. Resumindo, comentou que os contornos ferroviários de São Francisco do Sul, Joinvile e Jaraguá do Sul fazem parte dos projetos ferroviários para Santa Catarina, juntamente a Ferrovia Litorânea (Olhar o mapa) que fará a interligação dos portos catarinense: De Imbituba até São Francisco do Sul. Esclarece que a previsão é de que, até o final do ano, o projeto executivo esteja pronto.
Sobre a Ferrovia da Integração (Frango), comentou que o traçado será o já definido, contornando a BR 470, quase coincidindo com o traçado da antiga EFSC e esclarece que não há nenhuma perspectiva de mudança.
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Há um edital de estudos de viabilidade técnica para o traçado que liga Itajaí à Argentina. Entre Dionísio Cerqueira SC e a Argentina, a ligação será feita via rodoviário. Há obras nas rodovias locais e existe a previsão da construção da nova ponte binacional sobre o Rio Peperi Guaçu.
O Deputado Dirceu Dresch disse que, atualmente, há dois projetos ferroviários em andamento em Santa Catarina: Trecho de Jaraguá do Sul/Guaramirim e a Ferrovia da Integração (Frango) - Trecho entre Itajaí e Chapecó. Para o restante do trecho da Ferrovia da Integração – de Chapecó até São Miguel do Oeste, será feito o estudo de viabilidades, com previsão para 2013.
A execução do projeto faz parte do PAC. O Governo Lula, pretendia descongestionar as rodovias, adotando o modal ferroviário como transporte de cargas e esclarece que a política de transporte, neste momento, não vislumbra o transporte de passageiros. Foi comentado, que com a adoção da ciclovia, a mobilidade seria bem maior. Esclarece, mais uma vez, que o projeto, que o denomina de funcional, visa somente o transporte de cargas.
A Comissão Pró Ferrovias CPF Vale do Itajaí existe para acompanhar a implatação ferroviária na região do Vale do Itajaí e participar dos debates em torno do projeto ferroviário para a região. Neste momento, por exemplo, reinvendica a inclusão do transporte de passageiros na Ferrovia da Integração, juntamente com o transporte de cargas.
E seguindo esta linha de pensamento, um dos membros da CPF expôs sobre as diferenças do projeto para cargas e para passageiros. Pode-se evitar gastos desnecessários, no momento da decisão, de também, futuramente, vir a ter adoção do transporte de passageiros. São fatores que podem ser considerados no momento da projetação.
O Eng. João disse que o DNIT tem como principal objetivo, atualmente, tirar o transporte de cargas das rodovias. Segundo o engenheiro, chegará o momento, que até mesmo a duplicação das BR´s não será suficiente para atender a demanda de veículos. Uma outra saída, prevista pelo DNIT é a adoção das autovias, interligando o país.
Prevendo, posteriormente, o uso para o transporte de passageiros, está havendo cuidados na estrutura. O projeto prevê a adoção de uma plataforma larga, apto para receber uma bitola mista, onde se pode adotar outro trilho, então, para o transporte de passageiros. Ao ser questionado sobre a mudança do traçado da Ferrovia da Integração, disse que não há qualquer possibilidade de mudança de traçado.
Quanto a BR 470, Eng. João DNIT SC disse que será duplicada. Lembrou do episódio da presença da Presidenta Dilma em Blumenau, data, na qual prometeu o início da duplicação da BR 470 para 2011. Dentro deste tempo, o respaldo técnico do DNIT não consegue ter um projeto básico, por exemplo, para Blumenau e Navegantes. A previsão é de que o DNIT consiga terminar o projeto básico até dezembro. A previsão é de que o projeto executivo esteja pronto até Julho de 2012 e neste mesmo ano aconteça o início da obra de duplicação da BR 470.
Resumo:
1 – Está sendo desenvolvido o projeto do trecho Ferroviário da Ferrovia de Integração, entre Itajaí e Chapecó. É uma realidade. Teremos de volta a Ferrovia no Vale do Itajaí.
2 – Serão feitas licitações para o projeto do trecho ferroviário entre Chapecó e São Miguel do Oeste.
3 – Será adotada, na linha férrea, plataforma larga para que, posteriormente, possa ser utilizada também para o transporte de passageiros.
4 – A BR 470 será duplicada, previsão para o início das obras, ano de 2012.
1 – Está sendo desenvolvido o projeto do trecho Ferroviário da Ferrovia de Integração, entre Itajaí e Chapecó. É uma realidade. Teremos de volta a Ferrovia no Vale do Itajaí.
2 – Serão feitas licitações para o projeto do trecho ferroviário entre Chapecó e São Miguel do Oeste.
3 – Será adotada, na linha férrea, plataforma larga para que, posteriormente, possa ser utilizada também para o transporte de passageiros.
4 – A BR 470 será duplicada, previsão para o início das obras, ano de 2012.
Esclarecimentos...
Ferrovia do Frango - A nova ferrovia que liga o Litoral de Santa Catarina e o Oeste do estado terá uma extensão estimada de 620 quilômetros e o custo da obra está orçado em aproximadamente R$ 80 milhões. Denominada inicialmente de Ferrovia da Integração, o trecho passou a ser chamado de Ferrovia do Frango devido à produção agropecuária na região que se destaca como polo de processadoras e exportadoras de carnes de suínos, aves e derivados.
Há mais de 20 anos a região discute a necessidade de uma ferrovia para otimizar o transporte da produção até os portos e sua inclusão no PAC foi considerada uma vitória para Santa Catarina.
Comissão Pró Ferrovias CPF Vale do Itajaí - É uma comissão, que surgiu a partir de uma audiência pública no dia 24 de maio de 2010 e foi apresentada a todos no dia 02 de Junho de 2010. A iniciativa partiu da ACIB, conjuntamente com a equipe do Deputado, na época Estadual, Pedro Uczei. A CPF é formada por lideranças e representatividades de classes da região do Vale do Itajaí. O Objetivo da comissão é de acompanhar o processo de implantação ferroviária na região, oferecendo contribuições e participando diretamente de todo o processo de implantação ferroviária.
DNIT - Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes. Órgão Federal brasileiro vinculado ao Ministério dos Transportes. O órgão está submetido ao regime autárquico comum criado pela lei 10.233 de 5 de junho de 2001, no lugar do antigo DNER - Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. É responsável pela manutenção, ampliação, construção, fiscalização e elaboração de estudos técnicos para a resolução de problemas relacionados ao Sistema Federal de Viação como também do tráfego multimodal de pessoas e cargas.
"O Sr. Charles Schwanke entregou a cada um dos presentes cópia da carta de apoio a Audiência Pública que aconteceu na ACIB em 24/05. Em seguida fez a leitura do texto. Informou que estão alocados no PAC2 R$ 85 milhões para o projeto técnico da obra – Ferrovia da Integração – e que a publicação dos editais deve ocorrer até o final de junho deste ano, conforme notícia extraída do site do deputado estadual Pedro Uczai, que preside a Frente Parlamentar das Ferrovias.........Ao finalizar a reunião, o Sr. Eldon Jung, agradeceu a presença e participação de todos....”vamos correr atrás do trem”.
Ata da primeira reunião da Comissão Pró Ferrovias CPF em 2 de Junho de 2010 -Blumenau.
As boas notícias devem ser divulgadas,
mesmo que não sejam plenas.
mesmo que não sejam plenas.
Um comentário:
PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESSA IMPORTANTE REUNIÃO PARA TERMOS O TREM AQUI NO VALE.
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