Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Magia de Natal - Projeção na Fachada do Edifício Histórico da Fundação Cultural de Blumenau

Contagem regressiva para o início da projeção
estampada na fachada do Edifício

Estivemos conferindo uma apresentação inédita na cidade de Blumenau e região, na noite de ontem, dia 25 de novembro. Aconteceu a projeção mapeada na fachada do Edifício Histórico da Fundação Cultural de Blumenau, antiga Casa de Câmara e Cadeia da antiga Colônia Blumenau. Enquanto nos dirigíamos ao local do  evento, os dois coros do C.C. 25 de Julho estavam no centro cultural, ensaiando para suas apresentações de natal nos próximos sábados, no Parque Ramiro Ruedger. Amanhã mais detalhes sobre estes eventos natalinos na cidade de Blumenau, mais uma vez, com a presença de grupos culturais do C.C. 25 de Julho - Aqui no Blog.

Ontem à noite, quando nos dirigíamos ao local da projeção, foi inevitável não perceber a vibração natalina, já presente na paisagem do centro da cidade de Blumenau.

 A projeção mapeada é conseguida a partir de um recurso técnico, resultante do uso de um ou mais projetores. É feito a captação das medidas da superfície onde a projeção será lançada, no caso de ontem, foi parte da fachado da Fundação Cultural. Com a ajuda de um software de imagem, todas as medidas são computadas e então, é criado o vídeo de projeção. O resultado tem que ser preciso e, por isso, é muito trabalhoso, mas espetacular.
Para montar os projetores, é fixado exatamente na distância e altura já definidos antes da criação do vídeo ou da programação 3D. Na Arquitetura, chamamos este ponto de Ponto do observador, para criar a  perspectiva desejada e esta é resultado de cálculos exatos.

Confiram os vídeos da projeção de ontem  à noite.






As pessoas participaram e sorriram mediante a apresentação


Não ficou bem claro, a presença de uma ala isolada do público, com mesas e cadeiras, com convidados bebendo e comendo, situada à frente do Edifício da Fundação Cultural, com uma vista privilegiada.

Foi constrangedor, mas sem tirar o brilho da iniciativa e do espetáculo.


Vivenciemos o real espírito de Natal, sempre com a real comunhão nas integrações, sem cercas e divisórias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário