Outro dia postamos uma reflexão sobre o “comportamento alemão no Vale”, o qual gerou trocas de idéias, como ocorridas, por exemplo, no Blog (Clicar sobre)http://sauerkrautpomer.blogspot.com/2012/01/sobre-pomeranospomerodenses.html.
O Debate é enriquecedor e colabora para as boas reflexões se acontecer com respeito e etnocentrismo. Melhor ainda, quando as idéias divergem, ou seja, são distintas, pois propiciam o surgimento de diferentes pontos de vistas sobre um mesmo objeto analisado. Pontos de vistas nem sempre considerados, quando estamos muito arraigados em nossas próprias ponderações e convicções.
O Debate é enriquecedor e colabora para as boas reflexões se acontecer com respeito e etnocentrismo. Melhor ainda, quando as idéias divergem, ou seja, são distintas, pois propiciam o surgimento de diferentes pontos de vistas sobre um mesmo objeto analisado. Pontos de vistas nem sempre considerados, quando estamos muito arraigados em nossas próprias ponderações e convicções.
A partir desta questão, nos sentimos, novamente, inspirados a escrever, hoje, um pouco sobre o primeiro contato do povo descrito por Tácito e o cristianismo, grande agente social que muito interferiu na formação do povo alemão ao longo de sua História.
Lembram da obra de Tácito? Autor da primeira publicação histórica dos povos germânicos - Germânia
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A História sempre será uma aliada para o entendimento e a compreensão do tempo presente se for analisada de maneira imparcial.
O surgimento étnico da primeiras tribos germânicas
No ano 7 DC, o Imperador Romano Augusto enviou o general Públio Quintílio Varo para invadir o território entre o Rio Reno e Urais utilizados por tribos germânicas. Esta ação militar provocou uma reação e revolta lideradas pelo querusco Armínio ou Hermann, considerado primeiro herói alemão (Ex oficial germânico do exército romano). Alguns historiadores afirmam que foi nesta época que as tribos germânicas tiveram o primeiro contato com táticas de guerra romana, sem perder sua identidade tribal.
Hermann em batalha |
(Em breve postaremos a biografia de Hermann)
Hermann, para vencer o general romano, o atraiu para a Floresta de Teutoburgo e em um emboscada o atacou de surpresa no dia 11 de setembro do ano 9 DC. A derrota das legiões romanas gerou revolta contra o Imperador Romano Augusto e pôs fim à expansão romana para além do Reno. Esta vitória das tribos germânicas fez com que o território da atual Alemanha e os vales dos rios Reno e Danúbio, permanecessem fora do território romano.
Também é importante destacar a importância desta vitória e porque, Hermann foi e é considerado o primeiro herói nacional alemão. A história dos feitos deste guerreiro querusco é lembrado até os dias atuais, na Alemanha.
A vitória de Hermann contra as legiões romanas, criou condições para a concretização de se ter a "Terra dos alemães" ou "Deutschland", como um povo sob uma mesma etnia, mediante a evolução natural dos fatos e ações posteriores, atualmente parte da História da nação alemã.
(Ler
Tropas lideradas por Hermann |
Quando Tácito escreveu o livro Germânia (Em torno de 100 DC) as tribos germânicas ocupavam o território ao longo do Reno e do Danúbio, a maior parte do território da atual Alemanha. No século III surgiram um grande número de tribos germânicas ocidentais, como: os francos, alamanos, catos, saxões, suevos, anglos, godos, vândalos, sicambros, turíngios e lombardos.
No ano de 260, os germanos foram além do Danúbio e ocuparam territórios romanos, também mais ao sul. Regiões na Alemanha, onde atualmente ainda é cultivada a uva e se produz o vinho, como na Francônia - Baviera, por exemplo - herança cultural romana. Os romanos plantavam parreirais de uva para demarcar seus territórios conquistados no grande Império de Roma.
No ano de 723, um apóstolo inglês que adotou o nome latim de Bonifacius, fez pregação no território da Germânia central e fundou um mosteiro em Fulda (Hessen). Este, historicamente registrado, foi o primeiro ato para a cristianização dos povos germânicos e com isto a adoção de práticas ditas pagãs foram "catequizadas", mas jamais foram totalmente extintas, e sim, rebatizadas e adotadas nas novas religiões são parte da cultura do atual povo alemão, embora muitos desconheçam suas origens, como por exemplo a festa da páscoa.
Para saber mais sobre a páscoa alemã acesse o Link, clicando sobre:
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Fulda - 1655 |
Abadia de Fulda fundada por São Bonifácio Com modificações ao longo da História |
São Bonifácio |
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