Teatro Carlos Gomes - Idealização do Maestro Heinz Geyer Noite de Sexta feira - dia 27 de abril de 2012 |
Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes lotado |
Foto de Hanz Haun - Maestro no Teatro regendo o Coro Misto |
Depoimento do Sr. Victos Fernando Sasse, sobre os últimos momentos da vida do Maestro Hainz Geyer
Um pouco sobre o Documentário...
O Documentário foi dirigido pelo Sr. Andreas Peter. Quem interpretou o maestro foi o Sr. James Beck
A idéia do documentário foi resultado de dialogo entre o Sr. Peter e seu pai que foi um contemporâneo do Sr. Geyer e conhecia sua obra.
Diretor Andreas Peter e Maestro André de Souza |
Casa cheia |
“Ele é o símbolo da cultura em Blumenau. Durante 50 anos, foi a casa de Geyer, a casa dos que o acompanharam e acreditaram em seu trabalho. Impossível pensar em outro lugar para fazer esse lançamento”.
A pesquisa e o musical foram dirigido pelo Maestro André de Souza que agradeceu publicamente o privilégio de ter sido escolhido para este trabalho, pelo Diretor.
O filme foi produzido por meio do Prêmio Edital Cinemateca Catarinense, Associação Brasileira de Documentaristas/SC, Secretaria do Estado da Cultura, Turismo e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura.
Esta história tem ligação com o C.C. 25 de Julho de Blumenau, principalmente com o Coro Masculino Liederkranz.
Parte do filme que ilustra esta ligação com C.C. 25 de Julho de Blumenau e a parte final deste, apresenta o dos depoimentos da Sra. Rita Schwabe.
Parte do filme que ilustra esta ligação com C.C. 25 de Julho de Blumenau e a parte final deste, apresenta o dos depoimentos da Sra. Rita Schwabe.
Em 1939 , foram concluídas a primeira parte das obras do teatro. No ano que a Sociedade Teatral Frohsinn alterou definitivamente seu nome para Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes e o novo teatro foi inaugurado no dia 1º de julho do mesmo ano. A atual Sociedade é resultado da fusão da Frohsinn com o Coro Liederkrantz, que fez surgir a Orquestra e o Coro, ambos sob regência do maestro Heinz Geyer.
Heinz Geyer foi discípulo de Richard Strauss e amigo íntimo de Arthur Rubinstein chegou em Blumenau no início da década de vinte do século passado. Durante sua coordenação na Sociedade, produziu três óperas e inúmeras peças para canto.
O documentário dirigido por Peters expôs depoimentos de amigos, ex colegas, familiares e alunos do Maestro, como também a reprodução de obras inéditas (Imagens do Documentário).
Após a projeção, foi aberto espaço para o debate entre plateia, Diretor e Maestro: Sr.Andreas Peter e André de Souza. Houve manifestação positiva em relação ao trabalho e principalmente, novos depoimentos de pessoas que conviveram com o Maestro ou então, ao contrário. Pessoas que desconheciam completamente sua obra e estavam surpresas com o valor do documentário, por possibilitar que as novas gerações conheçam sua história.
Em Breve os Coros do C.C. 25 de Julho: Liederkranz e Misto estarão participando de um grande Concerto em homenagem ao Maestro, no grande palco do Teatro Carlos Gomes. Para este evento, vem orientando seus ensaios de maneira intensa e disciplinada, sob a batuta do Maestro José Carlos Oechsler.
Na próxima semana, a Peça Orfeu no Teatro e
o Baile Tanz in Mai, no Centro cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário