segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Maestro Heinz Geyer - Documentário

Teatro Carlos Gomes - Idealização do Maestro Heinz Geyer
Noite de Sexta feira - dia 27 de abril de 2012
Na última sexta feira  - dia  27 de abril, a partir das 19:00 horas, estivemos no Teatro Carlos Gomes para assistir o filme "Maestro Heinz Geyer". O filme foi projetado no Auditório Willy Sievert - parte da programação do Festival de Cinema de Blumenau 
Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes lotado
O Filme  - Documentário "Maestro Heinz Geyer" conta a vida de um imigrante alemão, que dedicou 50 anos de sua vida à música, na cidade de Blumenau. 
Foto de Hanz Haun - Maestro no Teatro regendo o Coro Misto
Como todo artista de sensibilidade e maestria, acabou sozinho e foi desprezado pelo mesmo Teatro que ajudou a construir. Após a exibição do filme - na noite da última sexta feira, este fato foi novamente destacado por um de seus companheiros de música, entre muitos, Sr. Victor Fernando Sasse. Esta parte de sua biografia, infelizmente, não ficou explicito no trabalho, importante pelo conteúdo histórico.


Depoimento do Sr. Victos Fernando Sasse, sobre os últimos momentos da vida do Maestro Hainz Geyer

Um pouco sobre o Documentário...


O Documentário foi dirigido pelo Sr.  Andreas Peter. Quem interpretou o maestro foi o Sr. James Beck 
A idéia do documentário foi resultado de dialogo entre o Sr. Peter e seu pai que foi um contemporâneo do Sr. Geyer e conhecia sua obra.
Diretor Andreas Peter e Maestro André de Souza

Casa cheia
Sr. Peter fala do lançamento do filme no Teatro Carlos Gomes...
 “Ele é o símbolo da cultura em Blumenau. Durante 50 anos, foi a casa de Geyer, a casa dos que o acompanharam e acreditaram em seu trabalho. Impossível pensar em outro lugar para fazer esse lançamento”.
A pesquisa e o musical foram dirigido pelo Maestro André de Souza que agradeceu publicamente o privilégio de ter sido escolhido para este trabalho, pelo Diretor.
O filme foi produzido por meio do Prêmio Edital Cinemateca Catarinense, Associação Brasileira de Documentaristas/SC, Secretaria do Estado da Cultura, Turismo e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura.
Esta história  tem ligação com o C.C. 25 de Julho de Blumenau, principalmente com o Coro Masculino Liederkranz.


Parte do filme que ilustra esta ligação com C.C. 25 de Julho de Blumenau e a parte final deste, apresenta o dos depoimentos da Sra. Rita Schwabe.


Em 1939 ,  foram concluídas a primeira parte das obras do teatro. No  ano que a Sociedade Teatral Frohsinn alterou definitivamente seu nome para Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes e o novo teatro foi inaugurado no dia 1º de julho do mesmo ano. A atual Sociedade é resultado da fusão da Frohsinn com o Coro Liederkrantz, que fez surgir a Orquestra e o Coro, ambos sob regência do maestro Heinz Geyer. 

Heinz Geyer foi discípulo de Richard Strauss e amigo íntimo de Arthur Rubinstein chegou em Blumenau no início da década de vinte do século passado. Durante sua coordenação  na Sociedade, produziu três óperas e inúmeras peças para canto.

O documentário dirigido por Peters expôs depoimentos de amigos, ex colegas, familiares e alunos do Maestro, como também a reprodução de obras inéditas (Imagens do Documentário).

Neto





Público prestigiando

Após a projeção, foi aberto espaço para o debate entre plateia, Diretor e Maestro: Sr.Andreas Peter e André de Souza. Houve manifestação positiva em relação ao trabalho e principalmente, novos depoimentos de pessoas que conviveram com o Maestro ou então, ao contrário. Pessoas que desconheciam completamente sua obra e estavam surpresas com o valor do documentário, por possibilitar que as novas gerações conheçam sua história.











Em Breve os Coros do C.C. 25 de Julho: Liederkranz e Misto estarão participando de um grande Concerto em homenagem ao Maestro, no grande palco do Teatro Carlos Gomes. Para este evento, vem orientando seus ensaios de maneira intensa e disciplinada, sob a batuta do Maestro José Carlos Oechsler. 



Na próxima semana, a Peça Orfeu no Teatro e 
o Baile Tanz in Mai, no Centro cultural.

Nenhum comentário: