No último sábado O grupo foclórico Blumenauer Volkstanzgruppe esteve na grande festança com comes e bebes no Arraiá dos Schill , no Alto Baú.
Para nossos visitantes de outros países - Neste período do ano, grupos de amigos, se reúnem em um espaço comum e preparam a festa junina (mês de junho) e festa julina (mês de julho). Nestes encontros, geralmente tem música característica do interior (da roça - atividade do plantar - agricultura), depende de cada região, e são servidos guloseimas, doces e salgados, geralmente, também a partir das colheitas das plantações do campo. Dança-se coreografias características, conhecida como quadrilha e a irreverência é a marca.
As festas juninas ou festas de todos os santos populares tem relação com a festa da colheita - post anterior - e acontece em vários países, de acordo com a cultura local. Tem ralação com o solstício de verão da Europa, de onde são oriundas algumas etnias que formaram e forma a miscigenação cultural e étnica do Brasil. Festas dos Santos: Festa de São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio. Para comprovar esta ligação com costumes dos povos pré cristãos tem a presença da fogueira. Na mitologia germânica, como em outras, a fogueira nestas festividades representa uma fonte de energia ajudar para fortalecer o Deus do Sol, fonte energética não somente para aquecer o frio mas para as plantações - agricultura e desta forma a colheita, fonte do alimento.
Festa Julina do Blumenauer Volkstanzgruppe...
No último sábado, não pudemos estar presente, e desde já afirmamos, com vontade de ter tido estado. A festa foi noite a dentro. Na manha de domingo alguns do grupo subiram o Morro do Baú.
Sabemos que a festa foi à caráter, com muitas cores, estilos, glamour e principalmente sorrisos, gargalhadas soltas e diversão.
Para não correr risco de errar, não ousamos identificar ninguém...
As imagens - Fotos Depiné - comunicam por si só...
Já está marcado, desde já....
No próximo ano, estaremos lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário