Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mensagem de Itapiranga...Técnica Enxaimel

Itapiranga  - Santa Catarina -  Brasil
Recebemos uma mensagem de uma acadêmica de arquitetura que reside na cidade de Itapiranga, extremo oeste do Estado de Santa Catarina, onde as tradições e a cultura alemãs tem um espaço significativo entre os itapiranguenses, em sua grande maioria, também descendentes de alemães e alemães que imigraram para o Brasil. 
Itapiranga tem a Oktoberfest mais antiga do Brasil..
Localização de Itapiranga no Estado de SC
Para ampliar - clicar sobre a foto

A Mensagem...
Queria parabenizar vocês pelo blog e o conteúdo sobre o enxaimel. É muito bom.
Sou de Itapiranga, SC, e aqui tivemos colonização germânica, assim como casas da colonização construída na técnica enxaimel.

Em nosso município, também existe a dificuldade da população em entender como funciona o enxaimel, e acabam, erroneamente, utilizando as ripas sob a alvenaria para imitar esta técnica. 

Tenho contato com o Sr. Paulo Volles, e estou escrevendo um texto para elucidar a população quanto ao assunto. Vou utilizar partes do que encontrei no texto de Volles e o que encontrei no seu, pois ambos são muito importantes. Sou acadêmica de arquitetura e urbanismo e defendo o patrimônio de nosso município, assim como as novas edificações que são construídas no "estilo enxaimel" como todos chamam. Aqui temos incentivo (isenção de IPTU) para as construções em estilo germânico, e o que me intriga é o fato de isentarem de imposto obras que tem ripas penduradas na fachada.

Tenho uma pagina no facebook - O Patrimônio de Itapiranga - no qual posto informações e imagens dos levantamentos do nosso patrimônio. 

Gostei muito do trabalho de vocês ao qual vou me espelhar! - Simone Eidt
Imagens enviadas por Simone Eidt, que mostra um pouco do estilo e a beleza da casa construída pelo imigrante alemão, no extremo oeste do Estado de Santa Catarina. Como acontece na cidade de Blumenau, o estado de conservação de algumas preciosidades arquitetônicas da História Local não está muito bom. Para chegarmos a uma história milenar, como existe na Alemanha, precisamos conservar nossas tipologias com décadas de idade. É um fato. 
A seguir, edificações existentes na cidade de Itapiranga. Fotos de Simone Eidt






Simone, um dos motivos pelo qual escrevemos sobre assuntos, não muito frequentemente abordados nas instituições formais de ensino, ou mesmo, repassados de pai para filho, como por exemplo a técnica do enxaimel, belíssima técnica construtiva trazida pelos antepassados, a qual, muitos dos novos migrantes de nossas cidades desconhecem ou mesmo não tem vínculo histórico e sentimental e sim, econômico. Não valorizam ou mesmo, desvalorizam e, por muito pouco, as pessoas em questão, retiram tipologias históricas da paisagem de nossas cidades. Ficamos felizes, em saber que, também em Itapiranga, há pessoas conscientes e comprometidas com a História local.

Itapiranga       Foto: Carlos Augusto Backes
A fotografia postada acima foi encontrada em um Grupo da cidade de Itapiranga postada por um integrante do grupo de Schuhplattler - Blumenauer Volkstanzgruppe do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Carlos Augusto Backes - itapiranguense.
Sr. Carlos Backes ( 3°  pé direita para esquerda), com o grupo em ensaio  durante a visita do 3° Presidente do Parlamento da Áustria - Sr. Martin Graf - neste mês de agosto

Também, natural de Itapiranga é a Sra. Rita Schmitz, Diretora e Coordenadora do Teathergruppe do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Sra. Rita Schmitz
Ficamos muito felizes que os amigos de Itapiranga estejam acompanhando o trabalho no C.C. 25 de Julho de Blumenau através do seu Blog/Site.

Para acessar o Post mencionado por Simone, clicar sobre: Técnica Enxaimel

Simone Eidt, abraços fraternos de Blumenau e...
 nosso agradecimento pelas palavras e contribuição...
Dos amigos do C.C. 25 de Julho de Blumenau.









Nenhum comentário:

Postar um comentário