Sede Atual - Pedra fundamental foi colocada em 1962 |
O C. C. 25 de Julho de Blumenau tem suas atividades voltadas à preservação e manutenção da cultura trazida pelos primeiros imigrantes alemães, à região do Vale do Itajaí, região do Estado de Santa Catarina - Brasil. Na época da chegada dos primeiros imigrantes alemães, metade do século XIX, o território do Vale do Itajaí coincidia com o território da Colônia Blumenau, que ao longo de sua história política, econômica e social sofreu desmembramentos, dando origem aos muitos municípios existentes na região, motivo, pelo qual apresentem as mesmas características culturais.
Os imigrantes alemães mantinham contato permanente com a Alemanha e uma atividade cultural intensa e ativa.
Atualmente, como acontecia nas primeiras Associações da região, o C.C. 25 de Julho mantém grupos culturais com atividades permanentes ao longo do ano.
Os atuais grupos culturais são:
Coro Masculino Liederkranz
Grupo Musical Die Tanzelmusi
A História do C.C. 25 de Julho Blumenau, vem sendo resgatada através de uma detalhada pesquisa, que está em andamento, efetuada pelo Sr. Wilfried Volkmann e Sra. Renata M. Rossmark. O objetivo é publicar a pesquisa e deixar o registro desta história às gerações futuras.
É sabido, segundo uma ata encontrada entre as antigas atas do centro cultural, que, em 1º de maio de 1954, 27 pessoas fundaram o C.C. 25 de Julho Blumenau.
Ao lado da assinatura - Nacionalidade |
Mesmo, estes documentos tendo sido atingidos pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores.
São eles:
- Otto Baumeier;
- Ary Ferber;
- Franz von Knoblauch;
- Karl Kuester;
- Hans von Knoblauch;
- August T.J. Fey;
- Rudolf Kleine;
- Albert Schmider;
- Carlos Frank;
- Paul Frischknecht;
- Eugen Seelbach;
- Eduard Fischer;
- Gertrud Gross;
- Alfred Zinkhahn;
- Hermann Hofschulte;
- Oswald Buerger;
- Willybald Koenig;
- Karl Genster.
A partir dos primeiros fundadores, novos sócios chegaram a cada reunião e a cada nova reunião, seu público aumentava. O C.C. 25 de Julho se desenvolveu.
Passeio -1956 |
Passeios - 1956 |
Em 1959 foi construída uma pequena casa na Rua Victor Konder, sede onde foram organizadas eventos de Natal, Páscoa e bailes.
Na seqüência, formou-se um coro masculino e um grupo de Doppelkopf. Grupos que se reuniam com freqüência.
Primeira sede social própria - construída - 1959 |
Um grupo de sócios, também, organizou a turma que jogava tênis de mesa.
Outros sócios já ensaiavam e faziam pequenas apresentações de teatro que animavam festas e encontros internos do centro cultural. O espaço físico ficou pequeno para tanta atividade e a diretoria da época, juntamente com todos os sócios, organizou, a partir de uma idéia, a construção da nova sede, a mesma que existe atualmente. Todos os sócios se envolveram pessoalmente, com doações e mão de obra na construção da nova sede.
Natal - 1962 |
Natal - 1962 |
"Aqui, entre nós, achamos ainda pessoas que se lembram vivamente de todos os tijolos carregados, das telhas colocadas no telhado, dos sanduíches preparados para os incansáveis sócios-trabalhadores. A eles os nossos agradecimentos."
Os sócios (Homens e mulheres) construíram a nova sede - 1962 |
Parede frontal autoportante dupla |
Fase da Estrutura do telhado em madeira |
Está registrado em atas do ano de 1962, a colocação da pedra fundamental da atual sede.
Com sede nova e maior, surgiram novos grupos culturais e novos sócios.
Sede Social - 1967 |
Dia do Colono - Julho 1967 |
Dia do Colono - Julho 1967 |
Dois coros começaram a cantar. Sendo que no ano de 2010, o Coro Masculino Lierderkranz foi premiado no final da Oktoberfest 2010 como destaque e revelação do evento. O coro do C.C. 25 de Julho se apresentou em 4 noites, no Biergarten - Vila Germânica, cantando músicas do folclore alemão e austríaco, contagiando com alegria e emoção o público presente que lotou o espaço.
Coro Misto - 1976 |
Coro Masculino Liederkranz - 1968 |
Um grupo de teatro amador apresentou, com sucesso, comédias e peças em no idioma alemão, na sede do C.C. 25 de Julho.
Conjunto de teatro - 1976 |
Conjunto de teatro - 1977 - Destaque para a Sra. Gertrudes Scheltzke |
O grupo de dança folclórica - Blumenauer Volktanzgruppe - começou a dançar e é um dos grupo ativos, mais antigos da cidade. Iniciou em 1984 e é o único grupo folclórico que esteve presente em todas as edições da Oktoberfest Blumenau.
Grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe no desfile da primeiro Oktoberfest - Único grupo que participou de todos os desfiles |
As Harmônicas tocam ao vivo e em CD - única orquestra de Harmônica existente.
Primeira apresentação do grupo de Harmônicas Blumenau na empresa Waltec situada na rua José Deeke. Primeiro músico é o atual maestro da Coro Masculino Liederkranz Sr. José Carlos Oeschler |
Os grupos do Bolão e Bocha fazem as bolas rolar e os sócios se encontrarem, na sede, semanalmente.
Os jogadores do Doppelkopf e de tênis de mesa continuaram sua prática esportiva.
A dança Senior não permite que o avançar da idade lembre desolação e tristeza. Convida as pessoas, que já não sentem o vigor físico de outros tempos, para a prática de atividade da dança cadenciada e própria e para, as interações entre amigos.
Também passaram, ou ainda estão presentes na sede do C.C. 25 de Julho: o Rotary Clube Blumenau Oeste, o Coro da Casa da Amizade, e o Clube de Radioamadores de Blumenau, onde uma das mais queridas, atuantes e ativas radioamadora ainda freqüenta o centro cultural: Sra. Alda Niemeyer.
Ao longo de sua história, desde o ano 1954 até os dias atuais, o C.C. 25 de Julho Blumenau, teve 12 presidentes:
- Otto Baumeier;
- Eduard Fischer;
- Oswald Buerger;
- Emílio Rossmark;
- Friedrich Idecker;
- Curt Bethe;
- Harry Dickmann;
- Harold Letzow;
- Wilfried Volkmann;
- Rolf Mathias Hass;
- José Carlos Oechsler;
- Dieter Berner.
Atualmente há uma pré programação anual, seguida tradicionalmente, com a participação direta dos grupos culturais. A apresentações dos grupos, acontecem na sede do centro cultural, fora da sede: na cidade de Blumenau, região, estado e até mesmo, fora do estado e do país. Muitas vezes as apresentações e encontros são encontros de intercâmbios culturais, principalmente, nos países da Alemanha e da Áustria.
A programação oficial geral (Com poucas variações), é a seguinte:
- Baile de abertura das atividades culturais no ano;
- Baile de Aniversário: Tanz im Mai (1º de maio );
- Noite de Queijos e Vinhos: Blumenauer weinfest;
- Semana da Imigração Alemã;
- Olimpíadas Culturais do ACCTB
- Churrascada Amigos do 25;
- Oktoberkaffee;
- Concerto de Natal: Weihnachtskonzert e Encerramento das atividades Culturais no ano.
Pretendemos postar um pouco da História de cada grupo cultural atual, na seqüência. Iniciamos com a Dança Senior 25 de Julho. Aguardem os próximos.
______________________________________________
Dança Senior no C. C. 25 de Julho
É fato comprovado que este exercício desenvolve a auto-estima, muitas vezes em decréscimo, com o avançar dos anos na vida das pessoas. Isto ocorre através das interações dentro do Grupo e deste com outros grupos, através de encontros. Propicia o aumento do círculo de amizades, com isto o combate da solidão.
É observado, igualmente que os movimentos das coreografias estimulam a motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo.
Na dança Senior, através da estimulação da respiração e da corrente sanguínea, ocorre uma melhor oxigenação e irrigação das células, prevenindo problemas cardiovasculares.
A concentração necessária para memorizar a coreografia e, o constante treino da coordenação motora desenvolve a capacidade cognitiva, evitando o desgaste precoce do reflexo mental. Isto permite a manutenção da capacidade intelectual.
História da Dança Senior
A dança Senior iniciou na Alemanha em 1974, sob uma iniciativa da Sra. Ilse Tutt. Em 1978, a Senhora Chistel Weber trouxe para o Brasil. A Dança Senior foi realmente promovida no Brasil, a partir de 1982, no ancionato Bethesda, em Piraberaba – SC, pela Sra Regina Krauser, sendo esta a primeira Presidente da Associação, que foi fundada em 18 de novembro de 1993, também na Instituição Bethesda.
A Associação tem Regionais nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em 1994, a Sra Herta Haas participou de curso livre de Dirigentes de Dança Senior, reconhecido pela Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Santa Catarina. Em 1996, a Sra Herta foi convidada a coordenar um grupo de Dança Senior no C. C. 25 de Julho. A primeira reunião do grupo contou com 8 participantes, número que foi dobrado na segunda reunião do clube, e não mais parou.
Nos 14 anos de atividade, o grupo participou de Dança Sênior do C. C. 25 de Julho participou de diversos encontros nacionais no: Rio de Janeiro - RJ, Ipatinga – MG, Pato Branco – PR, São Leopoldo RS e em várias cidades da região, interagindo e fazendo intercâmbio de coreografias entre os grupos e mesmo, em apresentações na sede do clube, durante eventos culturais, juntamente com apresentações dos demais grupos culturais.
A coordenadora da Dança Senior do C.C. 25 de Julho, Sra Herta, participou, como dirigente, de encontros internacionais e como integrante da delegação brasileira, em encontros na Dinamarca em 2004 e na Alemanha em 2007.
O grupo tem ensaios todas às quartas feiras, às 19:30h, na sede do C. C. 25 de Julho.
Para participar, basta querer e se fazer presente nos ensaios.
Postado por Angelina Wittmann