Coordenador - ANTONIO DE ANDRADE
Local das provas: Clube Recr. Esportivo Cultural Concórdia
Dia 30/07 Sábado provas fem./mas. inicio 08:30 h final :18:00 h
Dia 31/07 Domingo provas masc./fem. inicio 08:30 h final 12:00 h.
Artigo 1º - As equipes serão de categoria masculino e feminino com 7 atiradores(as) cada. Obs.No não cumprimento da mesma, a forma de punição será a desclassificação do Melhor atirador (a) da equipe.
Artigo 2º - Cada atirador (a) terá 11 alvos a seu dispor: sendo um alvo de ensaio e outros dez para a prova, sendo um tiro em cada um, perfazendo assim 10 tiros, devendo o mesmo anotar o número do alvo em sua ficha de inscrição. Obs.: Caso tenha dois ou mais tiros em um dos dez alvos será considerado o de menor valor.
Artigo 3º - No alvo de ensaio somente serão permitidos no máximo dez tiros. Obs.: Se houver mais de 10 tiros no alvo de ensaio o atleta será desclassificado.
Artigo 4º - Para a classificação geral das equipes, serão computados os cinco melhores atiradores(as).
Artigo 5º - Os critérios para desempate entre as equipes serão os seguintes:
A- Maior Nº de dez dos cinco melhores atiradores (as) da equipe.
B- Maior Nº de X dos cinco melhores atiradores (as) da equipe.
C- Maior N_ de dez em ordem regressiva dos cinco melhores atiradores (as) da equipe.
D- Maior Nº de X na ordem regressiva dos cinco melhores atiradores (as) da equipe.
E- Tiro mais central do ultimo alvo do melhor atirador (a) da equipe(s).
Artigo 6º - Cada equipe receberá no ato de sua inscrição 140 chumbinhos para o feminino e 140 para o masculino. Caso o atirador tenha seu próprio chumbinho o mesmo poderá utilizá-lo sendo de qualquer marca ou modelo.
Artigo 7º - Para o rei e rainha do dia será escolhido pelo alvo Nº um (1) de cada atirador (a).
Artigo 8º - As armas conforme o título será de mira aberta e de dobrar o cano não sendo permitido qualquer outro tipo de arma, levando à equipe a desclassificação caso não o cumpra.
Artigo 9º - Não será permitido, roupas especiais de tiro, tais como casacos, calças, luvas, viseiras, botas ou qualquer tipo de acessório que traga vantagem ao atirador (a), exceto boné de tiro ou lente para correção do grau dos óculos. Obs.: A punição será da desclassificação da equipe caso seja pego um atirador (a) pelo fiscal, utilizando um destes acessórios.
Artigo 10º - Será permitido que o atirador (a) apóie seus cotovelos na mesa ou sobre a máquina de troca de alvos, sendo assim vedado o apoio das mãos ou então da arma sobre a mesa ou máquina de troca de alvos, o atleta poderá encostar a cintura na mesa.
Obs.: Desclassificação do atirador que utilizar-se do método incorreto.
Artigo 11º - Somente será permitido a entrada no estande de tiro, de um atirador (a) acompanhado (a) de um técnico ou ajudante da mesma equipe. Obs.: A punição será da desclassificação da equipe caso seja pego por fiscal o (a) atirador (a) não cumprindo o regulamento proposto.
Artigo 12º - Atletas que entrarem no estande terão no máximo 10 minutos para começarem a atirar, caso contrário a sua vaga será cedida pelo fiscal à outra equipe que esteja esperando.
Artigo 13º - Os fiscais são autoridades máximas dentro do estande, sendo a estes atribuídos a fiscalização e o cumprimento deste regulamento. Caso seja necessário, os mesmos têm o poder para determinar e resolver qualquer problema que ocorra dentro do estande. Caso não chegarem a um acordo, levarão o problema para o CONSELHO ORGANIZADOR DISCIPLINAR.
Artigo 14º - Não será permitido que o técnico ou ajudante do atirador (a) dê tiros no alvo de ensaio no lugar do atirador (a), para a regulagem da arma.
Artigo 15º - Premiação: A sociedade a qual pertencer a equipe campeã receberá um troféu e os atiradores (as) das equipes campeãs, vice-campeãs e terceiras colocadas receberão medalhas.
Artigo 16º - Os alvos a serem utilizados serão iguais ou semelhantes ao do ano anterior.
Artigo 17º - Poderão participar das provas, sócios (as) e seus dependentes a partir de oito anos de idade, sendo que os menores de 18 anos deverão estar acompanhados do pai, mãe ou responsável.
Artigo 18º - Será terminantemente proibido aos atiradores (as) de entrar na sala do júri, somente o diretor de cada clube o poderá fazer quando for necessário e para isso, deverá primeiramente relatar o acontecido ao fiscal da respectiva prova.
Artigo 19º - Conforme lei municipal é proibida fumar dentro de ambientes fechados
Artigo 20º - Os casos omissos serão resolvidos pelo CONSELHO ORGANIZADOR DISCIPLINAR.
REGULAMENTO CARABINA. 22 APOIADA
Coordenador - Antonio de Andrade
Local da prova: Clube Recreativo Esportivo Cultural Concórdia
Dia 30/07 Fem./Mas. Inicio 08:30 h final 18:00 h .
Dia 31/07 Masc./Fem. Inicio 08:30 h Final 12:00 h .
Artigo 1º – As equipes serão de categoria masculina e feminina. A equipe masculina será composta por doze atiradores sendo computados os dez melhores classificados.
A equipe feminina será composta por oito atiradoras sendo computados as seis melhores classificadas. OBS: caso sejam inscritos mais atletas será desclassificado(a) o(a) melhor colocado(a).
Artigo 2 º – Cada atirador (a) terá onze alvos a seu dispor, sendo um alvo para ensaio e dez para a prova sendo um tiro em cada alvo. Caso tenha dois ou mais tiros no alvo será considerado o de menor valor. No alvo de ensaio o numero de tiros pode ser ilimitado.
Artigo 3º - Os critérios para desempate entre as equipes serão os seguintes:
F- Maior Nº de entre os (as) classificados (as).
G- Maior Nº de X de entre os (as) classificados (as).
H- Maior N_ de dez em ordem regressiva de entre os (as) classificados (as).
I- Maior Nº de X na ordem regressiva de entre os (as) classificados (as).
J- Tiro mais central do ultimo alvo do melhor atirador (a) da equipe(s).
Artigo 4º - A munição será fornecida pela ACCBT. Sendo a marca CBC, as equipes poderão utilizar outra desde que seja da marca CBC. OBS: Caso algum atirador (a) for flagrado utilizando munição de outra marca a equipe a qual o mesmo (a) pertencer será desclassificada.
Artigo 5º - O tempo para cada atirador (a) será de vinte minutos.
Artigo 6º- Cada equipe deverá levar a(s) sua(s) arma (as) caso o clube não possuir arma o mesmo devera providenciar com outro clube providenciar com outra equipe.
Artigo 7º - Cada equipe que estiver competindo poderá ter no MÁXIMO DUAS pessoas na área do stand de tirou seja Atirador e municiador ou técnico.
Artigo 8º- Cada equipe deverá indicar um diretor de tiro (capitão) que receberá doze sumulas para equipe masculina e oito para equipe feminina as quais deverão ser preenchidas de forma legível . OBS: antes do inicio da prova por cada atleta devera ser chamado um dos fiscais para anotar o Nº do alvo na inscrição Artigo 9 º- A apuração será feita de forma manual, por ponto inteiros ou seja X, 10, 9... .
Artigo 10º - Cada equipe receberá no ato de sua inscrição quatro caixas com 50 cartuchos para o masculino e três caixas com 50 cartuchos para o feminino. OBS: ao retirar a munição o responsável pela equipe assinara um mapa para a baixa da munição, devendo ser feminino para o feminino e masculino para o masculino.
Artigo 11º – O clube promotor deverá ter quinze pessoas para os serviços da trincheira sendo que um dos mesmos seja responsável pela organização dos trabalhos.
Artigo 12º - Premiação: A sociedade a qual pertencer à equipe campeã receberá um troféu e os atiradores (as) das equipes campeãs, vice-campeãs e terceiras colocadas, receberão medalhas.
Artigo 13º – Os alvos que serão utilizados serão iguais ou semelhantes ao do ano anterior.
Artigo 14º – Poderá participar das provas, sócios (as) e seus dependentes a partir de oito anos de idade, sendo que os menores de 18 anos deverão estar acompanhado do pai, mãe ou responsável.
Artigo 15º – Para escolha do rei e da rainha do dia será escolhido pelo alvo Nº um de cada atirador (a).
Artigo 16º - Será terminantemente proibido aos atiradores (as) de entrar na sala do júri, somente o diretor de cada clube o poderá fazer quando for necessário e para isso, deverá primeiramente relatar o acontecido ao fiscal da respectiva prova.
Artigo17 - Conforme lei municipal é proibida fumar dentro de ambientes fechados
Artigo 18 - Os casos omissos serão resolvidos pelo CONSELHO ORGANIZADOR DISCIPLINAR.
REGULAMENTO BOLÃO
Coordenador – Masculino – Jecenir Baehr – fone: 9125-0436
Coordenadora– Feminino – Nívea Volpi – Fone: 9983-3556
Local da prova: Clube Recr.Esportivo Cultural Concórdia
DIA 30/07
1. O início das competições será às 14hs e término das inscrições às 17h.
2. Cada equipe será formada por 6 atletas masculino e feminino.(+ 2 Juniores)
3. Cada atleta arremessará três bolas em cada pista, sem direito a ensaio.
4. A ordem de disputa será a mesma da inscrição na mesa do marcador, não há necessidade de estarem todos os 6 atletas de cada sociedade presentes.
Obs.: Caso o atleta chamado não apresentar-se para jogar, sua ficha de inscrição irá para o final da lista de inscritos.
5. Cada atleta poderá inscrever-se em apenas uma sociedade.
6. PREMIAÇÃO: medalhas. PARA CATEGORIA JUNIORES (nascidos até) e ADULTO, REI – 1º e 2º CAVALHEIRO, RAINHA – 1ª e 2ª PRINCESA.
7. Em caso de empate será efetuado sorteio para definição do vencedor.
DIA 31/07
1. Início das competições será às 09:00h e o término das inscrições às 14h.
2. Cada equipe será formada por 5 atletas masculino e feminino, jogam 4 e 1 será reserva.
3. Cada bolonista arremessará 5 bolas em cada pista, com direito a ensaio desde que não seja 9.
4. A ordem de disputa de cada sociedade será conforme inscrição feita no dia da competição.
5. A equipe deverá estar toda presente na hora de sua participação, com os 4 (quatro) atletas.
6. A ordem de disputa por equipe será a mesma da inscrição da mesa do marcador, caso a equipe chamada não esteja presente irá para o final da lista de inscritos.
7. Em caso de empate, entre uma ou mais equipes, será considerado o maior número de 09 – 08 – 07... Etc., das equipes empatadas. Caso continuando o empate serão consideradas as somas dos pinos derrubados pelas equipes na cancha: 1o na 1 / 2o na 2 / 3o na 3 / 4o na 4.
8. PREMIAÇÃO: medalhas. MASCULINO: CAMPEÃO – VICE-CAMPEÃO E 3. COCADO / FEMININO: CAMPEÃO – VICE-CAMPEÃO E 3O COLOCADO.
REGULAMENTO - CANASTRA DUPLA
Coordenadora – Ivete A.Dill – Fone: 8402-9827
DIA 07/08 - Início 10:00 horas
1. Respeitar o adversário.
2. Cada sociedade poderá inscrever 5 (cinco) duplas c/ 1 reserva por dupla .
3. O atleta reserva poderá substituir ao inicio de nova partida, uma vez substituído o titular não poderá voltar.
4. Somente será permitido que os atletas levantam-se da mesa após o encerramento da queda.
5. Depois das duplas inscritas será feito sorteio das mesmas para o confronto direto(perdeu é eliminado) na 1ª rodada não poderão ocorrer jogos entre duplas da mesma clube , isto só poderá ocorrer da 2ª rodada em diante.Quando o número de duplas for ímpar, a dupla que ficar no saco,será a primeira dupla a jogar na rodada seguinte ,observando este critério no decorrer dos sorteios a mesma dupla poderá ficar novamente no saco.
6. Não fazer sinais ao parceiro.
7. Serão tirados os 4 coringas (coringão).
8. Cada carta valerá 10 (dez) pontos.
9. Haverá 2 (dois) mortos, os quais cada dupla somente poderá pegar 1 (um) , se a outra dupla não pegar, perderá 100 (cem) pontos.
10. A canastra de coringa valerá 500 (quinhentos) pontos
11. A Canastra LIMPA valerá 300 (trezentos) pontos.
12. A Canastra SUJA valerá 200 (duzentos) pontos.
13. A batida valerá 100 (cem) pontos.
14. Pode-se jogar com 2 (dois) coringas na mesma Canastra, sendo que, 1 (um) deles do mesmo naipe e ocupando o lugar de número 2 (dois).
15. Pode-se limpar a Canastra, desde que, o coringa seja do mesmo naipe.
16. Em caso de batida sem canastra, o infrator perderá 300 (trezentos) pontos, volta as folhas e o jogo continua.
17. Após termino de cada rodada o baralho deverá ser contado.
18. Pica-pau não poderá juntar mesa.
19. Caso acabe o baralho, e alguém (a dupla), ainda não tenha pegado o morto, perderá o morto e a partida não terá batedor (as cartas da mão serão descontadas). o jogo termina na compra da última carta , o jogador da frente não poderá juntar a mesa após descarte .
20. Em caso de uma irregularidade (ex-carta irregular – outro naipe) a equipe infratora perderá 100 (cem) pontos.
21. A partida vai até 2.500 (dois mil e quinhentos) pontos.(o tempo máximo da partida será de 01:15 hora,atingindo este horário termina-se a rodada e o vencedor será a dupla com maior número de pontos.
22. A dupla não poderá bater a partida, sem ter Canastra.
23. Será sorteada a carta maior para escolher quem embaralhara e dará as cartas.. O jogador adversário ao cortar o baralho poderá fazer da maneira que convier. (pedir para dar de cima, pegar carta do meio ou de baixo passando para cima, etc....)
24. As partidas acompanharão o sentido horário. Poderá ser invertido o sentido, desde que as duas duplas concordem.
25. O Ás vale 1 (um) ponto na escolha de quem inicia o jogo.
26. Não poderá haver circulação de jogadores entre as mesas.
27. Premiação: A Sociedade a qual pertencer a dupla campeã receberá troféu,
28. Medalhas para a dupla CAMPEÃ – VICE-CAMPEÃO – 3O COLOCADO.
29. Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela comissão organizadora.
30. Idade mínima para competição 12 anos.
REGULAMENTO – DOMINÓ DUPLA
Coordenador – Jaime Hamann – Fone: 9963-9112
DIA 07/08 – início 10:00 horas
31. O jogo será em uma partida. Será vencedor da partida a equipe que atingir primeiro os 200 pontos ou mais.(o tempo máximo da partida será de 01:15 hora, atingindo este horário termina-se a rodada e o vencedor será a dupla com maior número de pontos.)
2. Poderão ser inscritas 5(cinco) duplas por sociedade. Cada dupla será composta de 2 (dois) jogadores titulares e 1 (um) reserva.
3. O atleta reserva poderá ser substituído sempre que iniciar uma nova partida.
4. Para início da 1a queda, as pedras serão embaralhadas por um dos jogadores, cabendo a saída a quem tiver o dobre 6 (SEIS). Nas demais partidas as pedras serão embaralhadas pelo jogador saidor na partida finda, sendo que este o último a comprar, cabendo a saída ao jogador colocado à sua direita.
5. As pedras deverão ficar obrigatoriamente dispostas na mesa em uma fileira
6. Joga-se com qualquer número de dobres ou pedras do mesmo naipe.
7. Verificando-se empate na contagem dos pontos, proveniente de um fecha, seja obrigatório ou não perderá a dupla que fechou.
8. Somente será permitido que os atletas levantem-se da mesa após o encerramento da queda.
Penalidades:
1. O jogador que tocar em qualquer pedra em sua vez de jogar, deverá joga-la, salvo se não servir em nenhuma das pontas, o que será então comprovado pelo fiscal, e ainda perderá 5 (cinco) pontos.
2. Passar com a pedra na mão ignorando ter, será penalizado a dupla em 40 (quarenta) pontos,termina rodada,mexer as pedras e seguir próxima rodada.
3. Cometer “gato” será penalizado, a dupla em 40 (quarenta) pontos.
4. Derrubar uma ou mais pedras a dupla será penalizada com 10 (dez) pontos
5. Todos os pontos provenientes das penalidades terão que ser debitados da equipe infratora.
6. Premiação: A Sociedade a qual pertencer a dupla campeã recebera troféu, Medalhas para dupla CAMPEÃO – VICE CAMPEÃO E 3º COLOCADO.
7. Casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.
8. TRAZER DOMINÓ.
REGULAMENTO – TRUCO DUPLA
1. Todos os participantes ao terminarem suas partidas, deverão retirar-se, ficando nos locais próprios para assistência, não sendo permitido circular ou ficar nas mesas dos demais participantes.
2. Cada clube poderá inscrever até 5 (cinco) duplas .
3. Apesar do caráter amistoso, as equipes devem fiscalizar-se mutuamente, com o máximo de respeito de um para o outro.
4. Haverá uma tolerância de 5 minutos para o início da rodada, as duplas que não comparecerem serão automaticamente desclassificadas.
5. Não será permitido que os dois parceiros retirem-se da mesa sobre qualquer pretexto, em caso de necessidade um dos participantes poderá retirar-se por alguns instantes.
6. As duplas deverão ter a mesma composição do início ao final do torneio, não podendo haver troca de parceiros durante toda a competição.
7. Premiação: A Sociedade a qual pertencer a dupla campeã recebera troféu, Medalhas para dupla CAMPEÃO – VICE-CAMPEÃO E 3º COLOCADO.
FORMAS DE DISPUTA:
Carteado:
1. Iniciará a partida dando cartas, quem tirar a maior carta na ordem do truco a partir dos 3 paus.
2. Na primeira carteada de cada mão as cartas deverão ser abertas, não sendo permitido fecha-las no baralho.
3. Tanto no corte, quanto na dada, a carta do companheiro poderá ser vista, não será permitido olhar a boca do baralho ou a carta de cima.
4. Quando alguém jogar 2 cartas de uma só vez na mesa, a carta de baixo estará matando a carta jogada para o adversário e a carta de cima será a torna, não será permitido colocar 2 cartas no baralho ao mesmo tempo, a não ser que esteja entregando os pontos.
5. As cartas serão dadas uma a uma no sentido anti-horário, virando a última carta que será a treze.
6. Quando do encerramento de cada carteada, as cartas que estiverem abertas na mesa deverão ser recolhidas ao baralho pelo pé do jogo.
7. O jogador encarregado do corte do baralho sucessivamente até 3 vezes se assim desejar.
8. As cartas somente poderão ser dadas por baixo do baralho.
9. Após o término de uma partida (12 pontos), o baralho segue normalmente para o início da mão seguinte.
10. Se houver incorreção na dada das cartas o baralho passa normalmente para o jogador seguinte na mesa, sem perca de pontos.
11. É proibido trucar quando o número de cartas na dada for diferente de três, o erro deverá ser acusado passando-se o baralho para o jogador seguinte da mesa.
12. O baralho poderá ser trocado a qualquer momento, desde que solicitado à Comissão Organizadora.
Trucada:
1. Quando uma dupla decidir trucar, a dupla que está sendo trucada terá todo o direito de olhar as cartas do parceiro para decidir se aceita ou não o truco.
Empate:
1. Havendo empate na primeira carteada, ganhará o tento quem vencer a segunda carteada, permanecendo o empate na segunda carteada, ganhará o tento quem vencer a terceira carteada, quem trucar na segunda ou terceira carteada deverá ganha-la. Em caso de empate nas carteadas sem trucada, ninguém ganha o ponto passando o baralho para a frente.
2. Se cada uma das duplas ganhou uma carteada, em caso de empate, na terceira
carteada ganhará quem fez a primeira rodada (mesmo com truco ou retruco).
Mão de Onze:
1. A mão-de-onze acontece quando uma das duplas atinge 11 pontos na partida. A dupla que chegou a este patamar tem a regalia de mostrar suas cartas ao seu parceiro. Na mão-de-onze o jogo já começa trucado(“mão” valendo 3 pontos). Caso a dupla ao analisar as cartas que tem em mãos, achar que não será possível vencer a ”mão”, é permitido “correr” do jogo, dando apenas 1 ponto ao adversário. Se a dupla aceitar jogar a mão-de-onze, esta valerá 3 pontos. Na mão-de-onze não é permitido queimar cartas.
2. Se houver empate nas três rodadas, vence quem tem menos ponto.
Conversa:
O jogo do truco deverá ser disputado por meio de sinais e gestos, sendo proibido conversas e palavreados que possam intervir na disputa da jogada. Havendo discordância entre as duplas, solicitar a presença da comissão organizadora, que terá total autonomia para decidir o andamento da partida.
REGULAMENTO – CANECO
Coordenador – Jean Wruck Fone: 8461-3486
DIA 07/08 – Início 10:00 horas
1. O término das inscrições será às 10:00h.
2. Cada clube poderá participar com um grupo de 5 pessoas.
3. O grupo poderá ser masculino, feminino ou misto.
4. O sorteio dos adversários será às 10:00h.
5. “Fula” - 30 (trinta) pontos a simples e 35 (trinta e cinco) pontos a DEMÃO.
6. “Poquêr”- 35 (trinta e cinco) pontos a SIMPLES e 40 (quarenta) pontos a DEMÃO.
7. “Seguida” - 20 (vinte) pontos a SIMPLES e 26 (vinte e seis) pontos a DEMÃO.
8. “General” – 50 (cinqüenta) pontos a SIMPLES e 1000 (hum mil) pontos a DEMÃO.
9. A competição seguirá com eliminatória direta .
10. O clube campeão será premiado com troféu e os atletas de 1o a 3o lugar serão homenageado com medalhas.
11. Sem limite de idade desde que saiba jogar, não será permitido que seja orientado.
ELEIÇÃO DA RAINHA – PREMIAÇÃO
Coordenadora – Raquel Lindner – Fone: 8410-1105
1. Este evento se realizara no dia 20/08 , com início às 20:00h..
2. Esta modalidade não contará pontos na Olimpíada.
3. Cada Clube poderá inscrever 1 (uma) candidata.
4. Só poderão participar candidatas que completarem 18 anos até 30 de outubro de 2011 idade máxima 26 anos e que residam em Blumenau pelo tempo mínimo de 6(seis) meses.
5. A candidata deverá estar trajada tipicamente.
6. A candidata, além de participar de desfile, responderá à perguntas.
7. Regulamento e ficha de inscrição para eleição da rainha e princesas , será fornecido la ACCTB.
8. A candidata deverá ser solteira,sem filhos e permanecer solteira até o termino de seu Mandato.
Não percemos o regulamento da modalidade de Skat!
Observações:
A entrega da premiação das modalidades será dia 20/08/2011, no baile de eleição da rainha e princesas. O trofeu geral será entregue dia 20/08/2011, no baile de eleição da rainha e princesas.
Para participar da XIII Olimpíada, o atleta deverá pertencer ao quadro de sócio da sociedade que representa e a mesma estar filiada a ACCTB.