terça-feira, 18 de setembro de 2012

Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!!
Terça feira, cidade de Blumenau em campanha...com um pouco de música na noite....












Bis Morgen!!!


A História da ferrovia EFSC no Site da Deutshe Welle



ECONOMIA
Santa Catarina teve única ferrovia brasileira construída com tecnologia alemã

A Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) contribuiu para o surgimento e desenvolvimento de muitas das atuais cidades do Vale do Itajaí. Pesquisadora diz que avanço da indústria automobilística selou o fim da via férrea.

A implantação das primeiras ferrovias no Brasil ocorreu em meados do século 19 e foi estimulada por capital privado nacional e estrangeiro, principalmente inglês. A primeira ferrovia do Brasil, inaugurada em 1854 pelo Barão de Mauá, em seu trajeto de 14,5 quilômetros, ligava a Baía de Guanabara até Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.
A tecnologia e o conhecimento usados na construção das primeiras vias férreas brasileiras geralmente vinham da Inglaterra, mas os ingleses não estavam envolvidos com todas as estradas de ferro do Brasil. O estado de Santa Catarina teve a primeira e única estrada de ferro construída com capital e tecnologia alemã: a Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), que teve um papel importante para o surgimento de algumas das atuais cidades do Vale do Itajaí.
Naquela época, final do século 19, muitas terras eram negociadas por intermédio de empresas colonizadoras, que assumiam o papel do Estado na construção de obras de infraestrutura, como pontes e estradas.
Para a Colonizadora Hanseática, uma das grandes beneficiadas por essa obra ferroviária, a ligação férrea significava a valorização das terras de sua propriedade, que eram boas para a agricultura, mas isoladas. Além disso, possibilitava o comércio com outras regiões. 

"Eles não estavam interessados em promover a construção e organização espacial desses primeiros centros urbanos, mas vislumbravam o aumento da rentabilidade e novos negócios de venda de terras", explica a pesquisadora catarinense Angelina Wittmann, autora do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí – Estrada de Ferro Santa Catarina (2010, Editora Edifurb).

A construção da ferrovia começou em 1908, e o projeto nunca foi totalmente concluído. O primeiro trecho foi inaugurado em maio de 1909 e ligava Blumenau a Warnow (hoje Indaial), num trajeto de 30 quilômetros. O último, de 18 quilômetros, entre Trombudo Central e São João, foi inaugurado em 22 de junho de 1964. A extensão total, sem contar com o Ramal de Ibirama, inaugurado em 1934, foi de aproximadamente 180 quilômetros.

Mapa mostra localização das principais estações da 
Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC)
Transporte moderno
Ideias progressistas e desenvolvimentistas vindas da Europa nos séculos 18 e 19 estimularam a construção da Estrada de Ferro Santa Catarina. Soma-se a isso as ações políticas brasileiras que visavam o incentivo à ocupação de terras devolutas pelos imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos, que chegaram ao Vale do Itajaí na segunda metade do século XIX.
Os primeiros imigrantes já trouxeram na bagagem a intenção de construir uma ferrovia na nova colônia, pois se fixaram nas primeiras propriedades da Colônia Blumenau, localizada no último ponto navegável do Rio Itajaí-Açu. A EFSC foi concretizada menos de seis décadas depois da chegada dos primeiros imigrantes para facilitar o deslocamento entre esse ponto do rio e o Alto Vale do Itajaí. 
Wittmann indica três fatores principais que impulsionaram a construção da ferrovia: a necessidade de um meio de transporte moderno e eficaz que ligasse a nova colônia Hammonia à sede da Colônia Blumenau, o que daria impulso aos negócios da venda de terras no Vale do Hercílio, no Alto Vale do Itajaí, pertencentes à Colonizadora Hanseática.
Além disso, a elite de Blumenau queria uma ferrovia que ligasse o Stadtplatz (centro comercial, cultural e social) de Blumenau aos muitos núcleos urbanos situados no Alto Vale do Itajaí. A rede férrea complementava um projeto já idealizado pelos primeiros imigrantes, em 1850.
Outro fator foi o benefício que essa ferrovia trouxe aos colonos alemães e italianos, que trafegavam pela região a cavalo ou a pé, expondo-se a perigos diversos. "As viagens, a partir daí, seriam seguras, confortáveis e mais rápidas. Além disso, eles poderiam se deslocar com mais frequência ao Stadtplatz, que resultou em 42 municípios na atual região do Vale do Itajaí", frisa Wittmann.

Colonos durante a construção da ferrovia
Primeira Guerra Mundial

Os planos originais da EFSC eram audaciosos. O ramal da colônia Hammonia se estenderia serra acima até a cidade de Rio Negro, no norte de Santa Catarina. Pelo oeste, chegaria à cidade na nucleação de Itapiranga, situada no extremo oeste do Estado, perto da divisa com a Argentina.Em novembro de 1911, o governo brasileiro transformou a estrada em patrimônio do país por meio de um decreto-lei. Assim, mesmo administrada pela companhia alemã, passava a ser patrimônio do Estado brasileiro, arrendada por 60 anos.
Porém, a Primeira Guerra Mundial mudou o rumo da história ferroviária no Vale do Itajaí. Em 1918, o governo brasileiro rescindiu o contrato de arrendamento com a companhia alemã e transferiu a administração a uma junta militar federal, sem pagar qualquer indenização. "A EFSC deixou de ser um patrimônio privado e passou a ter o perfil de um patrimônio público da nação, o que dificultou muito a sua administração", diz Wittmann.
Em 1918 foram retomados os estudos e projetos para a construção da ferrovia até o Alto Vale do Itajaí. O Estado de Santa Catarina arrendou a EFSC em dezembro de 1921. Enquanto as obras seguiam para o litoral (Itajaí) e para o oeste (Trombudo Central), o governo de Santa Catarina renovou o contrato de arrendamento por mais 30 anos, em julho de 1948. Porém, já em 1956 o governo estadual acabaria por rescindir o contrato.

Concorrência desigual

De acordo com a pesquisadora, após a Revolução de 1930, no Brasil, há uma mudança de foco. O governo federal se voltou para a construção de rodovias e abriu suas portas para a indústria automobilística, deixando o transporte ferroviário de lado. Em 1957, para contornar a crise ferroviária nacional, o governo adquiriu as companhias estrangeiras deficitárias, em número de 18, além de 80% das ferrovias nacionais, criando a Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).

“O setor ferroviário atuava predominantemente na área de exportação e concorria em desigualdade com os caminhões, que não tinham despesas com a construção e manutenção das rodovias, estas a cargo do Estado”, explica Wittmann.

Também o governo de Santa Catarina passou a investir em rodovias. Em setembro de 1960, por exemplo, foi inaugurado o asfaltamento de 49 quilômetros entre Blumenau e Itajaí. “Isso comprometeu, definitivamente, o transporte ferroviário do Vale do Itajaí por meio da concorrência desigual dos caminhões, que eram modernos, ágeis e pontuais e chegavam até as docas do porto de Itajaí.”Gradativamente, os trechos da ferrovia foram sendo desativados. Em março de 1971, a RFFSA suspendeu todo o tráfego ferroviário da Estrada de Ferro Santa Catarina.

Autor: Fernando Caulyt
Revisão: Alexandre Schossler

Para acessar: Clicar sobre o link: http://www.dw.de/dw/article/0%2c%2c16235052%2c00.html


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Um recadinho...

Recebemos um recadinho via You Tube sobre o seguinte vídeo:



Recado!

"Parabéns. Pesquisei na internet - grupos folclóricos de dança alemã e foi no Brasil que achei os melhores grupos, muito mais divertidos que os da Alemanha." Reiner2011ful




Vídeos do Offenes Volkstanzen


Alguns vídeos feitos na última edição do Offenes Volkstanzen, no último sábado no Post Momentos do Offenes Volkstanzen (Clicar sobre)









Em breve mais vídeos.




As Bandas alemãs no Oktoberfest de Blumenau 2012

A edição do Oktoberfest deste ano de 2012, contará com a presença de 3 bandas alemãs.
São elas:

Die Karolinenfelder

É uma banda versátil com repertório abrangente que vai desde a tradicional música alemã aos ritmos atuais. O grupo já tocou na Hofbräuhauss, famosa cervejaria de Munique e na Cote D’Azur. Esteve no Oktoberfest blumenauense nos anos de 1989, 1991, 1992 e 2007. 
O grupo foi fundado em 1948 e conta com 16 músicos. Seu atual maestro é o Sr. Karl Beinhofer. Vem de Grosskarolinenfeld, cidade a 70 quilômetros ao Sul de Munique, situada em uma região aos pés dos Alpes bávaros em direção ao Tirol austríaco.
Oktoberfest Blumenau 2007

Oktoberfest Blumenau 2007



"Die Besetzung unserer Kapelle variiert je nach Wunsch des Veranstalters zwischen 14 und 19 Musikern. Unser Repertoire reicht hierbei von der gehobenen bayerisch-böhmischen Blasmusik über BigBand/Swing-Sound bis hin zu den aktuellen Schlagern und Hit's aus Rock und Pop. Die Karolinenfelder sind hierfür mit einer eigenen modernen Beschallungs- und Beleuchtungsanlage ausgestattet, die allen Anforderungen der heutigen Veranstaltungen gerecht wird.

Blaskapelle Großkarolinenfeld
Neben zahlreichen Auftritten im bayerischen Raum führen uns Aufträge auch immer wieder in das benachbarte und auch weitere Ausland. Neben einigen Auftritten in Österreich wurden wir auch bereits in die Schweiz (Kanton Wallis), nach Frankreich (Nizza), Fürstentum Monaco (Monte Carlo) und sogar 3-mal nach Brasilien (Blumenau) zum brasilianischen Oktoberfest eingeladen. Außerdem sorgen die Karolinenfelder seit 1968 auf dem Rosenheimer Herbstfest in der Auer-Bräu-Festhalle für Stimmung." Site Oficial
Deggendorfer Stadl-Musikanten


É uma banda do leste da Baviera, próxima do Rio Danúbio. Tem uma repertório variado, desde a tradicional música de sopro, música tradicional Bávara, e sucessos de clássicos de Orquestras conhecidas. Já esteve em Blumenau, no Oktoberfest de 1995 e 2008. Sua formação atual é de 19 integrantes.




Franken X-Press

Esta banda toca tudo que está relacionado com a música pop e rock, com repertório formado por músicas dos últimos 30 anos. Também tocam Volksmusik. A Banda é formada por muitos músicos de sopro. Estará no Oktoberfest de Blumenau pela primeira vez. A banda é da cidade de Bessenbach, localizado ao sudeste do Distrito de Aschaffenburg, noroeste da Baviera.


Männerchor  Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Ou seja o Coro Masculino Liederkranz
Lembramos também que quem estará cantando no Oktoberfest 2012 é o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Os cantores estão ensaiando duas vezes por semana para cantar e encantar no Oktoberfest de Blumenau 2012.

Horário do Coro Masculino Liederkranz no Oktoberfest  Blumenau  2012

Os SHOWS de música GERMÂNICA dos " VELHOS CAMARADAS ", na OKTOBERFEST Blumenau 2012 acontecerão nos seguintes dias e horários :
1) - 10/10/12 - 4ª Feira - 22:00 h.
2) - 17/10/12 - 4ª Feira - 21:30 h.
3) - 24/10/12 - 4ª Feira - 21:30 h.
4) - 25/10/12 - 5ª Feira - 21:00 h.
5) - 28/10/12 - Domingo - 22:00 h.




Local : BIERGARTEN - Vila Germânica.






Em contagem regressiva...


Ein Prosit!!


Primeiro Desfile do Oktoberfest Blumenau

O primeiro desfile do Oktoberfest 2012, diferentemente das edições anteriores, acontecerá no sábado, dia 13 de outubro, a partir das 10:00h.
Imagens do Desfile do Oktoberfest  Blumenau 2006.

Carro Grupo de Harmônicas Blumenau



Neste primeiro Desfile estarão participando dois grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau:
Grupos de Harmônicas Blumenau, coordenado pelo Sr. Wilfried Volkmann  e o Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe coordenado pelo Sr. Dieter Berner.
Desfile de Harmônicas - Oktoberfest Blumenau 2011

Blumenauer Volkstanzgruppe

Segundo o Sr. Paulo Casar Lopes, do CDL de Blumenau, pela primeira vez, um desfile do Oktoberfest será transmitido ao vivo pela Rede Globo de televisão, para todo o Brasil. 

Por certo, estaremos lá com os grupos do C.C. 25 de Julho de Blumenau, participando desta festa da cidade e mostrando Blumenau para o Brasil.

Ein Prosit!





domingo, 16 de setembro de 2012

Momentos do Offenes Volkstanzen

Luzes no salão principal do C.C. 25 de Julho de Blumenau na noite de sábado. 


Quem pôde estar (nesta época já muitos compromissos na cidade de Blumenau, mais os últimos momentos da campanha eleitoral à prefeito e vereadores que se encontra nos últimos momentos), presente em mais uma edição do Offenes  Volkstanzen, tiveram bons momentos noite de sábado. Presentes na noite, muitos amigos de outros grupos folclóricos da AFG, os quais forneceram  luzes e cores ao momento do ensaio aberto do Blumenauer Volkstanzengruppe - grupo folclórico do C.C. 25 de julho de Blumenau.
Antes de prosseguir, explicando que o Offenes Volkstazen é uma boa ideia da instrutora de danças do Blumenauer - Sra. Roswitha Ziel, em abrir o ensaio de Volkstanz à comunidade, àqueles que apreciam assistir e principalmente apreciam dançar a dança folclórica alemã ou austríaca, fazendo parte de algum Volkstanzgruppe ou não. 
Sra. Roswitha Ziel e Sra. Luciana Berner
O encontro, de maneira informal, passa a ser um encontro onde conhecemos pessoas, amigos, dançamos e assistimos as muitas coreografias do folclore alemão e austríaco. 
Na noite de ontem encontramos o Sr. José Santana, natural de Curitiba e que reside 8 anos em Blumenau e seu amigo Willi, um jovem com mais de 80 anos, que muito nos encantou com suas histórias, baseadas em  sua árvore genealógica e de sua família. Histórias deste a colonização de Blumenau, nas primeiras décadas de sua fundação. Também ficamos muito felizes em saber que o  Sr. Willi participou, por muito tempo, da equipe técnica do Arquiteto Sr. Hans Broos, arquiteto austríaco, de família alemã, que escolheu o Brasil para morar . Para saber mais sobre o Sr. Broos clique sobre: Um pouco de História... Arquiteto Hans Broos.
Sr. José Santana

Sr. Dieter Berner, Sr. José Santana e Sr. Willi
Também lembramos, que falta muito pouco para o início do Oktobefest de Blumenau 2012 e muitos estão envolvidos com os preparativos e ensaios dentro de seus grupos culturais, para participar desta grande festa da da cidade de Blumenau. O C.C. 25 de Julho de Blumenau, desde o ano que passou, participa com 4 grupos culturais na programação direta da festa. 

Agora, um pouco do Offenes Volkstanzen de setembro de 2012, ontem à noite, no C.C. 25 de Julho de Blumenau...através de imagens.

























 











 


Uma Homenagem....












Em Breve Vídeos...

Isto é um interação, atividade cultural sadia que proporciona bons momentos ao lado de amigos e mediante a possibilidade de fazer novas amizades. 
Parabéns ao Blumenauer Volkstanzgruppe e principalmente àqueles que passaram algumas horas dançando Volksmusik no salão do C.C. 25 de Julho de Blumenau no último sábado a noite.

Ein Prosit!
Em rítmo de Oktoberfest!